Colônia Santa Rosa (NW do RS): memórias que compõem sua história ambiental
Resumo
Este artigo apresenta contribuições de narrativas construídas pela metodologia de História Oral para a História Ambiental. As reflexões são fundamentadas em um estudo referente ao olhar sobre o processo de transformação da paisagem em área de produção agrícola, na Colônia Santa Rosa (NW do RS), a partir de 1915, ano de sua instituição; visando conhecer e compreender sentimentos e percepções dos primeiros imigrantes frente à paisagem de floresta densa. A abordagem tem por referência narrativas de cinco depoentes que vivenciaram experiências com suas famílias no processo de construção de um novo espaço, sem pretensões de comparações, julgamentos, interpretações, ou busca de verdades, e sim, com o propósito de mostrar a pluralidade que emerge das falas, valorizando a subjetividade e a maneira de composição da memória e representação do passado de cada um, apresentando assim, a flexibilização e as dimensões que pode atingir a construção histórica pela memória.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.