O pensamento interdisciplinar e o ensino: reflexões basilares sobre educação em Língua Portuguesa

  • Thiago Soares de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, PCN, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Com o escopo de definir as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a resolução CNE/CEB 2/2012, seguindo a perspectiva adotada anteriormente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para essa etapa do ensino básico, bem como as orientações educacionais que lhes são complementares (PCN+), vem corroborar a importância da interdisciplinaridade para a construção do conhecimento e para a promoção de competências humanas mais amplas. Com base nisso e em autores que abordam o assunto, este trabalho pretende suscitar a reflexão a respeito da relevância da abordagem interdisciplinar para a promoção, na área das linguagens, especialmente em Língua Portuguesa, de consistência no desenvolvimento dos conteúdos educacionais, sem, entretanto, desconsiderar a validade do domínio disciplinar que normalmente reveste o ensino da língua. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Soares de Oliveira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Castelo Branco. Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Publicado
2015-06-19
Como Citar
Oliveira, T. S. de. (2015). O pensamento interdisciplinar e o ensino: reflexões basilares sobre educação em Língua Portuguesa. Revista Espaço Acadêmico, 15(170), 121-133. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26525