A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional

  • Thais Watakabe Instituto Federal do Paraná câmpus Paranavaí Unesp Presidente Prudente
Palavras-chave: Cotas sociais, Evasão escolar, Educação profissional.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a política afirmativa de cotas sociais na educação profissional. O propósito foi verificar os motivos que levaram os alunos cotistas sociais do IFPR – Instituto Federal do Paraná, câmpus Paranavaí, a evadirem, como também os motivos que levariam esses alunos a evadirem. Partiu-se da hipótese de que as cotas sociais eram ações que buscavam combater a discriminação e a desigualdade que atingiam certos grupos decorrentes de sua condição social. Porém apesar das cotas permitirem o acesso a instituições de ensino público, muitos alunos cotistas acabavam evadindo. Assim, partindo desse contexto, foi feito um levantamento dos principais motivos da evasão pelos cotistas sociais, por meio de documentos, questionários com os alunos evadidos e atuantes do IFPR câmpus de Paranavaí. Conclui-se que o possível causador da evasão era a falta de tempo dos alunos para estudarem devido à necessidade dos mesmos terem que trabalhar.

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Biografia do Autor

Thais Watakabe, Instituto Federal do Paraná câmpus Paranavaí Unesp Presidente Prudente
Pedagoga no IFPR câmpus Paranavaí,Mestre em Educação, Doutorando em Educação.
Publicado
2015-06-12
Como Citar
Watakabe, T. (2015). A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional. Revista Espaço Acadêmico, 15(170), 87-98. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27306