Criar sempre e discutir cotidianamente.
Resumo
O que apresento neste texto pretende, apenas, descrever uma experiência que, desenvolvida com êxito há cerca de cinco anos numa escola pública da cidade de São Paulo, foi repetida com igual sucesso neste ano de 2014, em outra escola estadual. A partir de leituras de Machado de Assis e José de Alencar (“Pai contra mãe” e a “Pata da gazela”, respectivamente), a proposta é refletir sobre o Brasil negro e indígena, as relações entre passado e presente; a formação de processos socioculturais e históricos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.