Criar sempre e discutir cotidianamente.

  • Sandra Regina do Nascimento Santos
Palavras-chave: Relações étnico-raciais, Literatura Brasileira, processos históricos.

Resumo

O que apresento neste texto pretende, apenas, descrever uma experiência que, desenvolvida com êxito há cerca de cinco anos numa escola pública da cidade de São Paulo, foi repetida com igual sucesso neste ano de 2014, em outra escola estadual. A partir de leituras de Machado de Assis e José de Alencar (“Pai contra mãe” e a “Pata da gazela”, respectivamente), a proposta é refletir sobre o Brasil negro e indígena, as relações entre passado e presente; a formação de processos socioculturais e históricos.

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Biografia do Autor

Sandra Regina do Nascimento Santos

Doutora em Ciências da Comunicação  (2006 - ECA-USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo); Mestre em Integração da América Latina (1999 - PROLAM-USP (Programa de Pós-graduação em Integração América Latina ); formada em  Jornalismo (1989 - UMESP: Universidade Metodista de São Paulo) e em História (1995 - FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). AtualmentePB-II- efetiva e leciona História em escolas públicas do Estado de São Paulo (desde 1994). Sócia da Empresa Mídia Etnia Educação e Comunicação Ltda. (desde 2006). Coordena o Projeto de Pesquisa “Zul+Zumbi” (Preservação e acesso aos bens do Patrimônio Afro-Brasileiro)/UFPE e MinC). Bolsista entre julho-2014 até junho-2015.

Publicado
2015-05-05
Como Citar
Santos, S. R. do N. (2015). Criar sempre e discutir cotidianamente. Revista Espaço Acadêmico, 14(168), 35-41. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27667
Seção
DOSSIÊ: Desconstruindo estereótipos e preconceitos em sala de aula (Orgs: Daniela Jakubaszko & Luciene Cecilia Barbosa)