Criticidade, sensibilidade e educação: notas sobre experiência na contemporaneidade

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Experiência, Criticidade, Formação Humana.

Resumo

O presente artigo discute o lugar da criticidade na educação e sua relação com o conceito de experiência a partir do contexto da contemporaneidade. Em um primeiro momento, são descritas três esferas nas quais é possível observar a ação crítica na educação: na relação com a sociedade, com o pensamento e com a identidade. Em um segundo momento, é realizado um debate com a problemática da experiência. Aponta-se para a necessidade de ultrapassagem da racionalidade para toma-la a partir do campo do sensível e ao conceito de acontecimento. Por fim, são realizadas algumas reflexões acerca dos pontos debatidos ao longo do trabalho buscando realizar uma interface com a educação escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutor em Educação (Unesp/Marília). Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2015-05-07
Como Citar
Silva, R. B. (2015). Criticidade, sensibilidade e educação: notas sobre experiência na contemporaneidade. Revista Espaço Acadêmico, 14(169), 14-22. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27709
Seção
DOSSIÊ: Criticidade, Formação Humana e Educação (Org.: Rafael Bianchi Silva)