A relação professor-aluno e a amizade na sala de aula: por uma outra formação humana na escola

  • Alonso Bezerra de Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Palavras-chave: didática, pluralidade, prática pedagógica, ética, alteridade, epistemologia

Resumo

Pretende-se aqui pensar a prática pedagógica contemporânea, destacando algumas ideias referentes à relação professor-aluno na sala de aula, tendo o tema da amizade como uma possibilidade para se enfrentar os desafios que ali se apresentam, na tentativa de articulá-la com a possibilidade de repensarmos a didática na atualidade e, assim, contribuir para uma formação humana crítica no campo da educação. Primeiramente, fazemos uma exposição das abordagens sobre a relação professor-aluno em algumas das tendências pedagógicas. Em seguida, consideramos que alunos e professores não estão ali, na sala de aula, apenas para obter, construir, elaborar e buscar o conhecimento, ou seja, o predomínio da dimensão epistemológica. Para uma boa relação entre eles, é preciso levar em conta a pluralidade e a singularidade que habita naquele espaço, o que nos faz pensar em outros caminhos para o que acontece na sala de aula. Vivemos e convivemos com outros, que são diferentes para mim, tal como eu sou diferente para eles.Nessa perspectiva, a amizade cumpre papel fundamental, pois ela pode ser tomada como o exercício e a experiência da ética e da política na educação, que se manifestam por meio daquilo que falamos e fazemos no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alonso Bezerra de Carvalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Professor livre-docente do Departamento de Educação, da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Educação (GEPEES). Possui graduação em Filosofia e Ciências Sociais, Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação, Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Charles de Gaulle, Lille, França.
Publicado
2015-05-22
Como Citar
Carvalho, A. B. de. (2015). A relação professor-aluno e a amizade na sala de aula: por uma outra formação humana na escola. Revista Espaço Acadêmico, 14(169), 23-33. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27889
Seção
DOSSIÊ: Criticidade, Formação Humana e Educação (Org.: Rafael Bianchi Silva)