Educação superior privada e trabalho docente na contemporaneidade: elementos para análise

  • Milena Gomes de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Capitalismo, Educação Superior, Trabalho Docente.

Resumo

O objetivo do artigo é abordar a expansão privada da Educação Superior, problematizando nesta contextualidade o papel e a natureza do trabalho docente que vem sendo atrelado às necessidades do processo de acumulação do capital na contemporaneidade. Para tanto, realiza-se uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, com o auxílio de autores como Marx (2009), Sampaio (2011) e Vale (2012). Conclui-se que o papel e a natureza da Educação e do trabalho docente estão atrelados aos processos de acumulação de capital, o que tem permitido a intensificação do trabalho docente e a ampliação da mais-valia no âmbito do setor dos serviços educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco
Assistente Social pela Universidade EStadual do Rio Grande do Norte. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2016-02-14
Como Citar
Medeiros, M. G. de. (2016). Educação superior privada e trabalho docente na contemporaneidade: elementos para análise. Revista Espaço Acadêmico, 15(178), 89-99. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28259