Sobre a crítica dialética da Utopia de Thomas More: um livro proibido?

Palavras-chave: Utopia, Dialética, A República, O Capital.

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir a dialética da Utopia. Sabe-se que esta obra foi inspirada na República de Platão, e foi citada no O capital de Marx. No entanto, um estranho silêncio se faz sobre seus 500 anos, além de sua leitura pouco ser incentivada. Qual é o perigo da Utopia? Esta é a discussão que pretendemos realizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Egidio Leal e Silva, Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama
Graduado em Direito - Bacharelado (1999) e Ciências Sociais - Licenciatura (2008) pela Universidade Estadual de Maringá. Cursou as seguintes Especializações: Teoria Histórico-Cultural (UEM/DPI 2006) e História das Religiões (UEM/DHI 2009). É Mestre em Psicologia (2012) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Docente RSC-III do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuando no eixo tecnológico "Ciências Humanas e suas tecnologias" na área de conhecimento de Sociologia no Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama.
Publicado
2016-11-06
Como Citar
Leal e Silva, R. E. (2016). Sobre a crítica dialética da Utopia de Thomas More: um livro proibido?. Revista Espaço Acadêmico, 16(186), 61-70. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34087
Seção
DOSSIÊ: UTOPIAS - 500 ANOS (Org.: Antonio Ozaí da Silva)