A agenda político-ambiental no Brasil
Resumo
A partir do final dos anos 1970 as questões ambientais brasileiras entram na agenda das políticas públicas, sendo também relevante para o setor privado e sociedade em geral. Contudo, o fato de as questões ambientais terem entrado na agenda das políticas públicas não significa, estrito caso, que a sociedade brasileira esteja se relacionando com o meio natural de forma a respeitar as demandas socioambientais, haja vista o poder das atividades econômicas no direcionamento das políticas públicas. Este artigo busca levantar tais questões e fazer uma reflexão dos significados para a sociedade brasileira dessa maior atenção que é dada para o meio ambiente no país. Dividido em três partes, elenca no seu início alguns aspectos da questão ambiental brasileira, do descobrimento ao século XX. Na sua segunda sessão, analisa os aspectos que levaram as temáticas ambientais a ser relevantes na sociedade. O texto finaliza pontuando alguns dos elementos do atual debate ambiental brasileiro
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.