Resgatar Lênin: uma tarefa para o presente - Debate sobre "Reconstruindo Lênin: uma biografia intelectual", de Tamás Krausz
Resumo
Reconstruindo Lênin: uma biografia intelectual,de Tamás Krausz, não foca tanto em detalhes da vida pessoal de Lênin, sendo centralmente uma reconstrução do seu desenvolvimento teórico e político, que resgata e submete a balanço seu pensamento, visando reabilitá-lo à luz dos desafios atuais. Fruto de 40 anos de extenso trabalho de pesquisa e escrita, recebeu o Prêmio Memorial Deutscher de 2015, atribuído anualmente à melhor e mais inovadora publicação baseada na tradição marxista. Publicado pela primeira vez em 2015, pela Monthly Review (EUA) (KRAUZ, 2015), Reconstruindo Lênin chegou ao Brasil através da Boitempo no propício ano do centenário da Revolução Russa, em que as ricas experiências gestadas a partir de Outubro de 1917 têm sido debatidas avidamente por marxistas. A proposta do presente texto é debater o retorno a Lênin feito por Krausz, apresentando em detalhes a obra e destacando seus pontos fortes e fracos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.