Comunicação alternativa para alunos com dificuldades severas na fala
Resumo
A presença ou ausência de comunicação tem um importante impacto no desenvolvimento, aprendizado, independência e inclusão do indivíduo. A comunicação nem sempre ocorre através da fala articulada. Na ausência desta, indivíduos com dificuldades severas na comunicação necessitam de qualquer tipo de meio para alcançar este fim e assegurar que eles possam representar seus pensamentos, necessidades, desejos, possa expressar opiniões, pedir informações ou tirar dúvidas de algum modo. E assim, também assegurar as interações sociais e consequentemente a inclusão destes no meio em que vivem. Essa forma de garantir a comunicação chama-se Comunicação Alternativa. O presente artigo tem como finalidade auxiliar o leitor na compreensão da área da Comunicação Alternativa (CA). Espera-se, portanto, fornecer subsídios teóricos que fortaleçam a importância da CA na inclusão escolar e social das pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista, problematizando também a questão da formação do professor na área.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.