Comunicação alternativa para alunos com dificuldades severas na fala

  • Carolina Rizzotto Schirmer Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Inclusão, Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva

Resumo

A presença ou ausência de comunicação tem um importante impacto no desenvolvimento, aprendizado, independência e inclusão do indivíduo. A comunicação nem sempre ocorre através da fala articulada. Na ausência desta, indivíduos com dificuldades severas na comunicação necessitam de qualquer tipo de meio para alcançar este fim e assegurar que eles possam representar seus pensamentos, necessidades, desejos, possa expressar opiniões, pedir informações ou tirar dúvidas de algum modo. E assim, também assegurar as interações sociais e consequentemente a inclusão destes no meio em que vivem. Essa forma de garantir a comunicação chama-se Comunicação Alternativa. O presente artigo tem como finalidade auxiliar o leitor na compreensão da área da Comunicação Alternativa (CA). Espera-se, portanto, fornecer subsídios teóricos que fortaleçam a importância da CA na inclusão escolar e social das pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista, problematizando também a questão da formação do professor na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Rizzotto Schirmer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Fonoaudióloga, Pós Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Doutora em Educação pela UERJ, integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem e Comunicação Alternativa e sub-coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Comunicação Alternativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da UERJ. Membro da Sociedade Internacional em Comunicação Alternativa – ISAAC e da Associação Brasileira de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil.
Publicado
2018-06-20
Como Citar
Schirmer, C. R. (2018). Comunicação alternativa para alunos com dificuldades severas na fala. Revista Espaço Acadêmico, 18(205), 42-51. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43268
Seção
Dossiê: Educação inclusiva (Orgs.: Dra. Annie Gomes Redig e Dra. Flávia Barbosa da Silva Dutra)