Concepções docentes sobre a avaliação escolar para alunos com deficiência

  • Suzanli Estef Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Escolarização, Educação Inclusiva, Práticas Educacionais, Adaptações curriculares.

Resumo

Este artigo apresenta concepções docentes, sobre a avaliação escolar de alunos com deficiência na Educação Básica. Realizamos pesquisa qualitativa através de um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revela não só contradições, mas a complexidade dos processos de avaliação escolar, indicando que examinar a avaliação do desempenho escolar conduz, inegavelmente à discussão do processo ensino/aprendizado, currículo, projeto político pedagógico da escola e formação dos professores como um todo. A avaliação abrange e perpassa todo o sistema educacional, portanto, não pode ser uma prática isolada e segmentada. Não deve desvincular as atividades de avaliação das demais ações educativas vividas no cotidiano escolar, nem tão pouco das propostas e finalidades da educação na rede de ensino comum. E tratando-se da avaliação do desempenho escolar de alunos com deficiência há necessidade de diferenciação de ensino e adaptações curriculares.

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Biografia do Autor

Suzanli Estef, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Area de atuação e pesquisa, Eudcação Inclusiva.
Publicado
2018-06-20
Como Citar
Estef, S. (2018). Concepções docentes sobre a avaliação escolar para alunos com deficiência. Revista Espaço Acadêmico, 18(205), 23-34. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43280
Seção
Dossiê: Educação inclusiva (Orgs.: Dra. Annie Gomes Redig e Dra. Flávia Barbosa da Silva Dutra)