Concepções docentes sobre a avaliação escolar para alunos com deficiência
Resumo
Este artigo apresenta concepções docentes, sobre a avaliação escolar de alunos com deficiência na Educação Básica. Realizamos pesquisa qualitativa através de um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revela não só contradições, mas a complexidade dos processos de avaliação escolar, indicando que examinar a avaliação do desempenho escolar conduz, inegavelmente à discussão do processo ensino/aprendizado, currículo, projeto político pedagógico da escola e formação dos professores como um todo. A avaliação abrange e perpassa todo o sistema educacional, portanto, não pode ser uma prática isolada e segmentada. Não deve desvincular as atividades de avaliação das demais ações educativas vividas no cotidiano escolar, nem tão pouco das propostas e finalidades da educação na rede de ensino comum. E tratando-se da avaliação do desempenho escolar de alunos com deficiência há necessidade de diferenciação de ensino e adaptações curriculares.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.