A inclusão de alunos com deficiência no curso de Pedagogia oferecido pelo consórcio CEDERJ/UERJ
Resumo
A inclusão escolar de sujeitos com deficiência exige a construção de práticas pedagógicas que possibilitem o acesso destas pessoas nos mais elevados níveis de ensino. Entretanto, as universidades não estão preparadas para o recebimento de alunos com deficiência em seus cursos de graduação. A falta de acessibilidade física e pedagógica inviabiliza a entrada e permanência deles no ensino superior. Porém, o uso de diferentes ferramentas tecnológicas auxilia no processo de ensino-aprendizagem destes educandos. Desta forma, o ensino à distância (EaD) facilita esse acesso, pois permite que eles administrem o tempo e espaço de estudo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir o processo de inclusão de alunos com deficiência no curso de Pedagogia, na modalidade de EaD, do consórcio Cederj, oferecido na UERJ. Há muitos avanços nesse sentido, mas ainda precisamos evoluir para que a oferta de cursos tanto no presencial quanto à distância, se torne realmente inclusivo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.