Estratégias pedagógicas para ensino-aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais

  • Amanda Carlou Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Palavras-chave: Educação, Inclusão, Adaptações pedagógicas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a inclusão educacional de crianças com necessidades especiais a partir do conceito de adaptações pedagógicas. Sendo assim, este estudo tem como foco principal o processo ensino-aprendizagem dos estudantes nas classes regulares e visa entender os processos necessários para elaboração de estratégias educacionais que privilegiem a efetivação da educação inclusiva. No paradigma da inclusão, a sociedade deve promover condições de acessibilidade, a fim de possibilitar às pessoas com deficiência viverem de forma independente e participarem plenamente de todos os aspectos da vida. Nesse contexto, a educação inclusiva torna-se um direito inquestionável e incondicional. Dessa forma, para que a escola se traduza em um espaço que privilegia a diversidade é fundamental a elaboração de estratégias adaptadas às necessidades individuais de cada estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Carlou, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Doutorado em Educação/UERJ (em andamento). Mestre em Educação (PROPEd-UERJ), linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais , sob orientação da Profª Drª Rosana Glat. Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Administração e Planejamento da Educação e Atendimento Educacional Especializado. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando na Pró-Reitoria de Extensão; atuou como Professora Substituta do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nas disciplinas: Questões Atuais em Educação Especial - e - Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar. Tutora à distância do curso de Pedagogia do CEDERJ-UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e Orientação Metodológica. Escritora de Literatura Infantil e Contadora de Histórias.
Publicado
2018-06-20
Como Citar
Carlou, A. (2018). Estratégias pedagógicas para ensino-aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais. Revista Espaço Acadêmico, 18(205), 03-11. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43317
Seção
Dossiê: Educação inclusiva (Orgs.: Dra. Annie Gomes Redig e Dra. Flávia Barbosa da Silva Dutra)