O Plano Educacional Individualizado e o estudante com deficiência intelectual: estratégia para inclusão

  • Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC)
Palavras-chave: Escola contemporânea, Educação Inclusiva, Processo de ensino e aprendizagem.

Resumo

O artigo insere-se na discussão sobre estratégias pedagógicas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem do estudante com deficiência intelectual no contexto da escola contemporânea. Através de uma abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa sobre uma estratégia pedagógica denominada Plano Educacional Individualizado – PEI. A partir da literatura sobre o tema são discutidos o conceito da proposta do PEI e suas possibilidades no trabalho pedagógico com estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais, dentre estes aqueles identificados com deficiência intelectual. As conclusões apontam o PEI como uma estratégia pedagógica que vai ao encontro às inúmeras necessidades que a escola contemporânea requer, tais como uma reformulação da prática docente, inserção do trabalho colaborativo, o reconhecimento dos diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes, e o planejamento do itinerário formativo daqueles estudantes que apresentarem maiores dificuldades para aprendizagem dos conteúdos escolares formais.

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Biografia do Autor

Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC)
Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, atuando como Coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional. Tutora de EAD do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. Professora convidada da Pós-Graduação Simonsen da disciplina Educação Inclusiva nos cursos de Psicopedagogia e Gestão Integrada. Membro do Conselho Institucional Pedagógico da APAE RIO.
Publicado
2018-06-20
Como Citar
Mascaro, C. A. A. de C. (2018). O Plano Educacional Individualizado e o estudante com deficiência intelectual: estratégia para inclusão. Revista Espaço Acadêmico, 18(205), 12-22. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43318
Seção
Dossiê: Educação inclusiva (Orgs.: Dra. Annie Gomes Redig e Dra. Flávia Barbosa da Silva Dutra)