O Plano Educacional Individualizado e o estudante com deficiência intelectual: estratégia para inclusão
Resumo
O artigo insere-se na discussão sobre estratégias pedagógicas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem do estudante com deficiência intelectual no contexto da escola contemporânea. Através de uma abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa sobre uma estratégia pedagógica denominada Plano Educacional Individualizado – PEI. A partir da literatura sobre o tema são discutidos o conceito da proposta do PEI e suas possibilidades no trabalho pedagógico com estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais, dentre estes aqueles identificados com deficiência intelectual. As conclusões apontam o PEI como uma estratégia pedagógica que vai ao encontro às inúmeras necessidades que a escola contemporânea requer, tais como uma reformulação da prática docente, inserção do trabalho colaborativo, o reconhecimento dos diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes, e o planejamento do itinerário formativo daqueles estudantes que apresentarem maiores dificuldades para aprendizagem dos conteúdos escolares formais.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.