Cyberativismo e Educação: o conceito de raça e racismo na cibercultura
Resumo
Este texto tem como objetivo compreender quais são os conceitos de raça e racismo que são compartilhados nas mídias sociais digitais e como esse espaço pode contribuir para um debate crítico e reflexivo no fortalecimento da educação antirracista, intercruzando os pesquisadores das temáticas sobre cibercultura e redes com os que estudam as questões raciais no Brasil num movimento interseccional entre: comunicação, raça e educação. As reflexões apresentadas nesse artigo foram produzidas a partir da netnografia realizada nas redes sociais digitais sobre como as juventudes negras ressignificam o conceito de raça e racismo na cibercultura. Tais conceitos são atualizados e debatidos nas redes sociais digitais a partir dos comentários racistas proferidas pelo jornalista William Waack que viralizou na internet em novembro de 2017. Os dispositivos móveis como celulares e tablets com acesso a internet potencializa a mobilização social em todo das questões sociais, culturais, econômicas e politicas. Da denuncia como interface das questões a serem problematizadas à sociedade conectada altera os processos de participação social midiático tornando-se sujeitos autores e compartilhadores das suas próprias história de vida. Analisamos o cyberativismo das juventudes negras a partir das suas narrativas digitais: comentários, imagens, vídeos e fotografias, apresentando questões como raça, racismo e educação antirracista.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.