Intervenções em psicologia para inclusão escolar de crianças autistas: estudo de caso

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento Aplicada, Tentativas Discretas, Psicologia Educacional, Escola

Resumo

Este trabalho apresentou evoluções no desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de nove anos que frequenta escola regular a partir de intervenções fundamentadas em Análise do Comportamento Aplicada e, paralelamente, atuações em Psicologia Educacional, compreendida como área de intervenção que visa ampliação da inclusão escolar junto aos professores. Utilizaram-se dois procedimentos simultaneamente: (1) aplicação de programas de ensino de habilidades básicas e acadêmicas por meio de tentativas discretas em ambiente estruturado; e (2) acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem com intervenção junto à equipe pedagógica. Avanços na aquisição de habilidades específicas dos programas foram observados como pré-requisitos de competências que estavam sendo desenvolvidas pela escola. Na medida desta evolução, os resultados indicaram que as intervenções psicológicas à equipe pedagógica produziram mudanças na qualidade das interações entre professores e estudantes e, também, à maior autonomia docente no manejo da criança com TEA no coletivo para o ensino.

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Biografia do Autor

Daniel Carvalho de Matos, Universidade CEUMA e Universidade Federal do Maranhão
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Professor titular do curso de Psicologia da Universidade CEUMA e professor colaborador do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.
Pollianna Galvão Soares de Matos, Universidade Ceuma, Universidade Federal do Maranhão e Universidade de Brasília
Psicólogia, Mestra e Doutora em Psicologia Escolar e Educacional pela Universidade de Brasília. Pós-doutoranda em Psicologia Escolar pela Universidade de Brasília. Professora titular do curso de Psicologia da Universidade Ceuma e professora colaboradora do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.
Publicado
2018-12-06
Como Citar
Matos, D. C. de, & Matos, P. G. S. de. (2018). Intervenções em psicologia para inclusão escolar de crianças autistas: estudo de caso. Revista Espaço Acadêmico, 18(211), 21-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44949
Seção
DOSSIÊ: Subjetividade e sofrimento psíquico na sociedade contemporânea (Org.: Wellington Lima Amorim)