Intervenções em psicologia para inclusão escolar de crianças autistas: estudo de caso
Resumo
Este trabalho apresentou evoluções no desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de nove anos que frequenta escola regular a partir de intervenções fundamentadas em Análise do Comportamento Aplicada e, paralelamente, atuações em Psicologia Educacional, compreendida como área de intervenção que visa ampliação da inclusão escolar junto aos professores. Utilizaram-se dois procedimentos simultaneamente: (1) aplicação de programas de ensino de habilidades básicas e acadêmicas por meio de tentativas discretas em ambiente estruturado; e (2) acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem com intervenção junto à equipe pedagógica. Avanços na aquisição de habilidades específicas dos programas foram observados como pré-requisitos de competências que estavam sendo desenvolvidas pela escola. Na medida desta evolução, os resultados indicaram que as intervenções psicológicas à equipe pedagógica produziram mudanças na qualidade das interações entre professores e estudantes e, também, à maior autonomia docente no manejo da criança com TEA no coletivo para o ensino.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.