As ciências Humanas: contribuições ao debate sobre o conceito de desenvolvimento

  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado
  • Walter Marcos Knaesel Birkner Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Ciências Humanas, Vida, Progresso, Desenvolvimento,

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisas que tem como fio condutor a investigação entre o surgimento do conceito de vida nas Ciências Humanas e o surgimento dos discursos e ações em torno do conceito de desenvolvimento. A hipótese norteadora deste artigo se apresenta na seguinte perspectiva: A legitimidade do conceito de desenvolvimento como articulador de análises, interpretações e discursos sobre a dinâmica das sociedades humanas ocidentais, se efetivou na medida em que se estabeleceu o conceito de vida humana advindo das Ciências Humanas. As categorias analíticas e discursivas sobre desenvolvimento estão intimamente vinculadas às categorias conceituais e analíticas das ciências humanas, e o reconhecimento destas relações e implicações pode potencializar novas visões e compreensões teóricas e práticas sobre a dinâmica de desenvolvimento de nossas sociedades regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989). Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e, doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia política conemporânea dialogando com autores como Nietzsche e Agamben e, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia da história, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica. Foi coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado no biênio 2014/2015 e é Editor-Chefe da Revista Profanações.
Walter Marcos Knaesel Birkner, Universidade Federal de Roraima
Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991), mestrado em História pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Fez pós-doc em Desenvolvimento Regional na FURB. É professor visitante do Programa de Pós graduação em Sociedade e Fronteiras da UFRR. É vinculado ao corpo docente da UNIFACVEST - Lages - SC. É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, consultor e sócio do Instituto de Pesquisa, Assessoria e Consultoria de Blumenau - IPAC-IBAM/SC. Estuda os temas do desenvolvimento regional, descentralização, sociologia do desenvolvimento, capital social, centralismo, patrimonialismo e extrativismo estatal.
Publicado
2018-12-06
Como Citar
Bazzanella, S. L., & Birkner, W. M. K. (2018). As ciências Humanas: contribuições ao debate sobre o conceito de desenvolvimento. Revista Espaço Acadêmico, 18(211), 50-60. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44956
Seção
DOSSIÊ: Subjetividade e sofrimento psíquico na sociedade contemporânea (Org.: Wellington Lima Amorim)