Estratégias teórico-metodológicas de enfrentamento do bullying:
uma análise sistemática da literatura
Resumo
Este artigo objetiva analisar quais são as indicações teórico-metodológicas das pesquisas para o planejamento e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção das situações de bullying na escola. Com o propósito de sustentar teoricamente essa análise, efetuou-se uma revisão sistemática da literatura em pesquisas publicadas nas bases de dados: Ebsco-Hust; The Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Portal de Periódicos Capes, no período de 2010 a 2020. Utilizando-se de critérios de exclusão e inclusão, foram selecionados 10 trabalhos para compor esta amostra. Com uso da técnica da análise temática de Bardin (2011), foram analisadas as indicações teórico-metodológicas mais citadas entre os trabalhos selecionados. Como resultados, as pesquisas selecionadas destacam, as contribuições da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) (BRONFENBRENNER, 1996) na organização de estratégias de enfrentamento e prevenção do bullying escolar, devido ao caráter sistêmico e interacionista desta abordagem.
Downloads

Copyright (c) 2021 Monica Tessaro (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.