Estratégias teórico-metodológicas de enfrentamento do bullying:

uma análise sistemática da literatura

Palavras-chave: Teoria bioecológica. Bullying. Prevenção.

Resumo

Este artigo objetiva analisar quais são as indicações teórico-metodológicas das pesquisas para o planejamento e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção das situações de bullying na escola. Com o propósito de sustentar teoricamente essa análise, efetuou-se uma revisão sistemática da literatura em pesquisas publicadas nas bases de dados: Ebsco-Hust; The Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Portal de Periódicos Capes, no período de 2010 a 2020. Utilizando-se de critérios de exclusão e inclusão, foram selecionados 10 trabalhos para compor esta amostra. Com uso da técnica da análise temática de Bardin (2011), foram analisadas as indicações teórico-metodológicas mais citadas entre os trabalhos selecionados. Como resultados, as pesquisas selecionadas destacam, as contribuições da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) (BRONFENBRENNER, 1996) na organização de estratégias de enfrentamento e prevenção do bullying escolar, devido ao caráter sistêmico e interacionista desta abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Bolsista CAPES). Mestre em Educação pena Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Graduada em Psicologia pela Unochapecó.

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Tessaro, M. (2022). Estratégias teórico-metodológicas de enfrentamento do bullying: . Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 158-170. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59821