O estágio supervisionado no contexto da COVD-19:

reflexões acerca do processo formativo de futuros professores de matemática

Palavras-chave: Estágio supervisionado, COVID-19, organização do trabalho pedagógico, formação inicial de professores de matemática

Resumo

Compreendendo a importância da reflexão constante acerca dos processos formativos dos futuros professores, especialmente considerando a conjuntura social e suas imposições, este artigo tem como objetivo analisar como foi planejada e desenvolvida a primeira etapa do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Bragança Paulista (IFSP-BRA), no contexto da COVID-19. Para tanto, apresentam-se os elementos que são orientadores da primeira etapa do estágio e do componente curricular a ele articulado, presentes no Projeto Pedagógico do Curso, que se destinam à análise da organização do trabalho pedagógico global da escola. Em seguida, traz-se a descrição das condições presentes tanto para a realização dos estágios, como para a continuidade das atividades de ensino-aprendizagem no IFSP-BRA. Temos, ainda, a análise de fragmentos do relatório produzido por um dos licenciandos que estavam, naquele momento, desenvolvendo a primeira etapa do estágio do referido curso. Por fim, são apresentadas as reflexões acerca do processo vivenciado, considerando, sobretudo, o contexto pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Gaspar Lemes, IFSP / Docente

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Docente efetiva da área de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Luana Ferrarotto, IFSP / Docente

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Docente efetiva da área de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Lemes, F. C. G., & Ferrarotto, L. (2022). O estágio supervisionado no contexto da COVD-19:. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 16-32. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61066
Seção
Dossiê: Currículo, formação de professores e práticas pedagógicas