Alfabetização Científica e temas locais:

relações necessárias

Palavras-chave: alfabetização científica; ensino por investigação; temas locais

Resumo

A Alfabetização Científica vem sendo apresentada por alguns autores como processo fundamental no Ensino de Ciências, contribuindo para uma ‘leitura e interpretação crítica do mundo’, porém, ainda não encontramos facilmente propostas que trabalhem questões ou problemas locais como geradores de discussões e construção de conhecimento. Este texto tem como objetivo propor e analisar as relações entre uma Sequência de Ensino Investigativa que conta com questões locais, especificamente do sul da Bahia, e sua potencialidade em desenvolver aspectos da Alfabetização Científica. É uma pesquisa de natureza qualitativa em que foi realizada uma análise documental, a partir da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) proposta por Carvalho et al. (2011), sendo adaptada a esta, outras atividades voltadas às questões locais da região. A SEI adaptada, traz metodologias investigativas como sugestão para os professores trabalharem em suas aulas de Ciências, e apresenta discussões sobre como a Alfabetização Científica pode ser promovida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roziane Aguiar Santos, UESC

Mestre em Educação e Formação de Professores – Universidade Estadual de Santa Cruz /UESC /BA (2017); Tutora do curso EAD de Pedagogia – UAB / UESC; Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE) /UESC. Professora/ Coordenadora da Educação Básica do Município de Itaju do Colônia/BA.

 

Viviane Briccia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP (2012); Professora Titular e Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Tem atuado no Ensino Superior, com a formação inicial de professores no curso de Pedagogia e outros, e também em propostas de Formação Continuada nos municípios da região de atuação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Santos, R. A., & Briccia, V. (2022). Alfabetização Científica e temas locais: . Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 74-85. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61427
Seção
Dossiê: Currículo, formação de professores e práticas pedagógicas