Alfabetização Científica e temas locais:
relações necessárias
Resumo
A Alfabetização Científica vem sendo apresentada por alguns autores como processo fundamental no Ensino de Ciências, contribuindo para uma ‘leitura e interpretação crítica do mundo’, porém, ainda não encontramos facilmente propostas que trabalhem questões ou problemas locais como geradores de discussões e construção de conhecimento. Este texto tem como objetivo propor e analisar as relações entre uma Sequência de Ensino Investigativa que conta com questões locais, especificamente do sul da Bahia, e sua potencialidade em desenvolver aspectos da Alfabetização Científica. É uma pesquisa de natureza qualitativa em que foi realizada uma análise documental, a partir da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) proposta por Carvalho et al. (2011), sendo adaptada a esta, outras atividades voltadas às questões locais da região. A SEI adaptada, traz metodologias investigativas como sugestão para os professores trabalharem em suas aulas de Ciências, e apresenta discussões sobre como a Alfabetização Científica pode ser promovida.
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Copyright (c) 2021 Roziane Aguiar Santos, Viviane Briccia (Autor)

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