“Fala, professor":

análises das ações de formação de professores para a Educação das Relações Étnico-raciais

Palavras-chave: Professor. Educação básica pública. Currículo. Hegemonia em disputa. Racismo estrutural. Racismo institucional.

Resumo

Este artigo discute as análises dos professores sobre as ações de formação para a Educação das Relações Étnico-raciais ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Bahia. Fundamentada na teoria crítica associada às discussões dos campos das relações étnico-raciais e das políticas públicas, esta pesquisa qualitativa triangulou, através da análise de conteúdo, as respostas do questionário de 91 professores de 36 escolas públicas, selecionadas por uma amostra não probabilística e por conveniência. Nas análises o racismo institucional e o racismo estrutural constituíram-se como dimensões centrais a partir de dois eixos: hegemonia curricular em disputa e ausência de vontade política. Tomando esses eixos como bases interpretativas foram evidenciadas a não priorização da questão étnico-racial, insuficiência na oferta e as avaliações críticas sobre a quantidade, a duração e a falta de liberação, além de análises positivas sobre a abordagem, a especialização dos formadores e as possibilidades de transformação nas suas escolas.

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Biografia do Autor

Livia Jéssica Messias de Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em História da Cultura Africana e Afro-brasileira; Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Almeida, L. J. M. de. (2022). “Fala, professor&quot;: . Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 26-36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65308
Seção
Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões