Ações Afirmativas na educação superior em diálogo com Nancy Fraser

  • Otto Vinicius Agra Figueiredo Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: ação afirmativa; educação superior; reconhecimento; redistribuição.

Resumo

O artigo discute as ações afirmativas na educação superior dialogando com a perspectiva da Teoria do Reconhecimento em Nancy Fraser, segundo algumas concepções da filósofa em torno das lutas por justiça social na contemporaneidade. A autora defende que essas lutas precisam integrar as reivindicações por reconhecimento e redistribuição num modelo amplo que dê conta das demandas do nosso tempo. Fraser defende o modelo de status, no qual o que requer reconhecimento não é a identidade subalternizada dos grupos discriminados, mas a condição de serem parceiros em potencial na interação social em condições de igualdade. Realiza-se crítica ao modelo de status de Fraser, mas concorda-se com a importância da integração entre as exigências por reconhecimento e redistribuição, porque isoladamente cada uma não é capaz de dar conta da luta por justiça social.

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Biografia do Autor

Otto Vinicius Agra Figueiredo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Graduado em Pedagogia (UEFS); Mestre e doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB)

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Figueiredo, O. V. A. (2022). Ações Afirmativas na educação superior em diálogo com Nancy Fraser. Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 37-47. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65317
Seção
Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões