Apresentação - Políticas de Ações Afirmativas:

avanços, limites e repercussões na educação pública

Palavras-chave: Movimentos Negros, Acesso e Permanência ;, Ensino Superior;, Movimentos Negros;, Quilombolas; Indígenas

Resumo

Esta Edição Especial é composta por sete artigos resultantes de estudos e pesquisas no âmbito das Políticas de Ações Afirmativas, em particular, discussões com importantes reflexões no enfrentamento às desigualdades raciais no campo educacional. Compreendemos, que essa temática sequer faria parte da agenda das políticas públicas sem as lutas reivindicatórias empreendidas por movimentos negros e indígenas, pois, a ausência da dimensão étnico-racial tem sido intencional e estruturante de hierarquias, provocando a naturalização dessas desigualdades. Trata-se de discutir avanços, limites e desafios para a efetiva presença daqueles/as, historicamente, excluídos/as dos espaços de poder e prestígio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Professora

Pós-doutoranda em Educação (IEA/USP). Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professora de História da África (Ensino Fundamental II/Município de Nazaré/Bahia); Professora Colaboradora no Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda). Pesquisadora do Grupo Memória da Educação na Bahia (PROMEBA/PPGEduc/UNEB); membra e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC/UNEB).

Maria Rita Santos , Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB); Pesquisadora e colíder do Grupo de Pesquisa em Acesso, Permanência e Evasão na Universidade (GRAPEUNI/ UESC/ CNPq); professora-pesquisadora do Pré-universitário para Afrodescendentes (PREAFRO/ Itabuna-Bahia).

 

Publicado
2022-11-01
Como Citar
Fernandes, M. C. R., & Santos , M. R. (2022). Apresentação - Políticas de Ações Afirmativas: . Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 01-03. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65318
Seção
Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões