O ensino de Inglês através da Arte
Resumo
O presente artigo discute o ensino da língua inglesa através da arte nas escolas. A utilização da arte no ensino de língua inglesa deve ser de forma contextualizada e integrada a outros saberes, favorecendo a assimilação do conteúdo, motivação e a curiosidade, o que por si só trará o desenvolvimento de habilidades intrinsecamente formativas, à medida que contribuem para a construção do pensamento crítico dos alunos que, tendo a arte contemporânea como ponto de partida para a compreensão do mundo e da linguagem, aumenta a conscientização dos mesmos sobre as novas descobertas, favorecendo a ampliação do arcabouço teórico necessário para o seu desenvolvimento intelectual e social.
Downloads
Referências
ASSIS, A. B. G. de. Adaptações fonológicas na pronúncia de estrangeirismos do inglês por falantes de português brasileiro. Araraquara, 2007. Disser tação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BYRAM, M. & FLEMING, M. Language learning in intercultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1998
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: martins, 2009.
DE LACY, P. Morphological haplology and correspondence. In.: DE LACY, P.; NOWAK, A. University of Massachusetts Occasional Papers. Papers from the 25th Reunion. Amherst, MA: GLSA, 1999. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2009.
LEBEN, Will. Suprasegmental phonology. Cambridge, 1973. Doctoral dissertation – MIT.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MAYER, Ralph. Manual do artista: de técnicas e materiais. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORAES, A Pintura Reencarnada. São Paulo: Paço das Artes e Imprensa Oficial, 2005.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2002.
PEVSNER, Nikolaus. Os Pioneiros do Desenho Moderno. São Paulo: Martins Editora, 2002.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Ática, 2007.
READ, Herbert. Educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SANS, Paulo de Tarso Cheida. Pedagogia do Desenho Infantil. São Paulo: Átomo, 2007.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Papirus, 2003.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: Da Pré-História ao Pós-Moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. SP: Martins Fontes, 2007.
ZAGONEL, Bernadete. Arte na Educação Escolar.

Copyright (c) 2024 Patrícia Cabral Duarte (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.