Educação na pandemia:

um ato responsável para tocar corações

  • Bruna Almeida SEEDUC
Palavras-chave: Educação. Baixada Fluminense. Decolonialidade

Resumo

O presente artigo tem como proposta explicitar uma das possibilidades de se fazer Educação fundamentada na responsabilidade de nossa presença enquanto professoras e professores na relação com estudantes, firmando a construção de uma sociedade mais democrática, assegurando liberdades de ser e estar nesse mundo e seus direitos inerentes a espaços equânimes. Dessa forma, o Tocando Corações surge diante do contexto pandêmico, em 2020, como um projeto de envolvimentos no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Cora Coralina, na cidade de Duque de Caxias/RJ. Um projeto que valoriza os cotidianos, as identidades, empoderamentos e emancipações, baseado em uma Educação como agente transformador de realidades e veículo de fortalecimento de laços solidários, inspirando atos de responsabilidade social. Por meio de vídeos e livros digitais informativos, fazendo circular os materiais criados por estudantes e ex-estudantes nas redes sociais/virtuais, como forma de propagação positiva para o público em geral, um dos objetivos do projeto é de que, mediante conhecimento/arte, existisse um fortalecimento recíproco de combate a COVID-19 e seus desdobramentos tanto sociais, quanto políticos e econômicos, assim como tudo que se referisse a precarização da vida como um todo. São jovens, estudantes, livres e diversos em potencialidades que criam as bonitezas político-poéticas na luta contra o desencantamento da vida, enfatizando, em ações, que através de elos comunitários, é possível transformar de alguma forma a realidade.

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Biografia do Autor

Bruna Almeida, SEEDUC

Mestra em Educação pelo PPGECC (UERJ), pesquisando as desconstruções de correntes sociais e educacionais da colonialidade através da presentificação de um Preto Velho como Professor Ancestral. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Cultural "A Cor da Baixada" (CNPq/UERJ), que enfatiza questões étnicas e raciais, principalmente no que diz respeito as presenças indígenas e africanas com suas memórias e patrimônios. Bolsista TCT FAPERJ no projeto Indígenas e Africanos no Recôncavo da Guanabara. Professora concursada de Sociologia na Rede Pública Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Idealizadora e coordenadora do Projeto "Tocando Corações", realizado no CIEP 032 Cora Coralina, na cidade de Duque de Caxias/RJ.  

Publicado
2024-03-06
Como Citar
Almeida, B. (2024). Educação na pandemia:. Revista Espaço Acadêmico, 23(243), 73-84. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/69856