Educação na pandemia:
um ato responsável para tocar corações
Resumo
O presente artigo tem como proposta explicitar uma das possibilidades de se fazer Educação fundamentada na responsabilidade de nossa presença enquanto professoras e professores na relação com estudantes, firmando a construção de uma sociedade mais democrática, assegurando liberdades de ser e estar nesse mundo e seus direitos inerentes a espaços equânimes. Dessa forma, o Tocando Corações surge diante do contexto pandêmico, em 2020, como um projeto de envolvimentos no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Cora Coralina, na cidade de Duque de Caxias/RJ. Um projeto que valoriza os cotidianos, as identidades, empoderamentos e emancipações, baseado em uma Educação como agente transformador de realidades e veículo de fortalecimento de laços solidários, inspirando atos de responsabilidade social. Por meio de vídeos e livros digitais informativos, fazendo circular os materiais criados por estudantes e ex-estudantes nas redes sociais/virtuais, como forma de propagação positiva para o público em geral, um dos objetivos do projeto é de que, mediante conhecimento/arte, existisse um fortalecimento recíproco de combate a COVID-19 e seus desdobramentos tanto sociais, quanto políticos e econômicos, assim como tudo que se referisse a precarização da vida como um todo. São jovens, estudantes, livres e diversos em potencialidades que criam as bonitezas político-poéticas na luta contra o desencantamento da vida, enfatizando, em ações, que através de elos comunitários, é possível transformar de alguma forma a realidade.
Downloads

Copyright (c) 2024 Bruna Almeida (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.