Autonomia pedagógica e curriculares nas Instituições do Ensino Superior públicas e privadas em Moçambique
Resumo
O presente artigo tem como objectivo analisar o impacto das autonomias pedagógicas e curriculares da IES em Moçambique com vista a sugerir melhoria na elaboração curricular dos cursos leccionados nas Instituições do Ensino Superior. Dai que se justifica pelas responsabilidades que têm a IES na formação de quadros superiores para responder as necessidades da sociedade. Levanta-se a hipótese de que a autonomia Pedagógica e Curricular conferidas as IES garantem a elaboração dos diferentes currículos tendo em visa as necessidades pedagógica onde as instituições do Ensino Superiores funcionam. Foi feito o estudo bibliográfico, abordagem qualitativa com enfoque do método indutivo. Os resultados apontam que as instituições do ensino superior têm desafios de possuir docentes próprios e com o nível exigido em cada classe de instituição do ensino superior. Todavia sugere-se que as Autonomias pedagógicas e curriculares conferidas as Instituições do ensino superior devem corresponder com a realidade financeira e pedagógica de cada Instituição, isto é, no momento da concepção de um curso a ser introduzido numa instituição deve-se olhar as possibilidades da Instituição tendo em conta os objectivos traçados previamente.
Downloads
Referências
DOMINGOS, Alberto Bive. Administração do sistema educativo e a organização das escolas em Moçambique no período Pós-independência (1975- 1999): descentralização ou Recentralizacāo? Universidade de Minho. Instituto de Educação, (2010).
GUALBERTO, Lucas & RODRIGUES, M. André. Autonomia Curricular como factor associado ao desempenho da ciência no PISA. Ciência & Educação, Bauru, V. 27. USP, (2021).
HAYDT, C. Curso de Didáctica Geral. 1ª Edição. São Paulo Brasil. Ática, (2011) .
LANGA, P. Alguns Desafios do Ensino Superior em Moçambique: do conhecimento Experimental a necessidade de produção de Conhecimento Cientifico. Pp365- 392, (2014).
MASETTO, M. Competências Pedagógicas do Professor Universitário. Edição. São Paulo – Brasil: Summus, (2003).
MOÇAMBIQUE. Lei no 27/2009, de 29 de Setembro Lei do Ensino Superior em Moçambique, (2009).
MOSCA, J; MATOS, N. Desafios do Ensino Superior para Moçambique. Pp. 297- 318. Disponível em www.Iese.ac.mz- desafios de Instituto de Estudos Sociais e Económica acesso no dia 12.05.2023, (2010).
PILETTI, C. Didática Geral. 23ª Edição. São – Paulo. Ática, (2004) .
PREMUGY, Cassamo. Colectânea de Legislação do Ensino Superior. Maputo, Edição Revista, (2012).
TERENCIANO, F; NATHA, M. Ensino Superior em Moçambique: Evolução e Indicadores da avaliação da Qualidade. REID, vol.1| no 7| pp. 80- 94. Disponível em http://reid.ucm.ac.mz/ acesso no dia 10.05.2023, (2016).
ROSÁRIO. Universidades Moçambicanas e o Futuro de Moçambíque. Revista Ensino Superior, 10. Recuperado de https ̸ ̸ www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br̸ .artigos ̸ universidades-moçambicanas-e-o-futuro-de-Moçambíque.23.09.2023, (2013).
www.scielo.br.Autonomia e educação. Acesso no dia 12.05. 2023.
https://educacaointegral.org,brautonomiapedagógica. Acesso no dia 31.05. 2023

Copyright (c) 2024 Chico Gerito Alfoi Amurane (AUTOR)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.