Autonomia pedagógica e curriculares nas Instituições do Ensino Superior públicas e privadas em Moçambique

  • Chico Gerito Alfoi Amurane MINED
Palavras-chave: Instituições do ensino Superior (IES), Autonomia, Pedagógica, Curricular. Moçambique

Resumo

O presente artigo tem como objectivo analisar o impacto das autonomias pedagógicas e curriculares da IES em Moçambique com vista a sugerir melhoria na elaboração curricular dos cursos leccionados nas Instituições do Ensino Superior. Dai que se justifica pelas responsabilidades que têm a IES na formação de quadros superiores para responder as necessidades da sociedade. Levanta-se a hipótese de que a autonomia Pedagógica e Curricular conferidas as IES garantem a elaboração dos diferentes currículos tendo em visa as necessidades pedagógica onde as instituições do Ensino Superiores funcionam. Foi feito o estudo bibliográfico, abordagem qualitativa com enfoque do método indutivo. Os resultados apontam que as instituições do ensino superior têm desafios de possuir docentes próprios e com o nível exigido em cada classe de instituição do ensino superior. Todavia sugere-se que as Autonomias pedagógicas e curriculares conferidas as Instituições do ensino superior devem corresponder com a realidade financeira e pedagógica de cada Instituição, isto é, no momento da concepção de um curso a ser introduzido numa instituição deve-se olhar as possibilidades da Instituição tendo em conta os objectivos traçados previamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chico Gerito Alfoi Amurane, MINED

Licenciado em Ensino de História pela Universidade Católica De Moçambique - (2018). Mestre em Ciências de Educação (Psicopedagogia) pela mesma Universidade (2021). Trabalha como docente a tempo parcial na Universidade Católica de Moçambique e Universidade Aberta ISCED, nos Cursos de Licenciatura em Ensino de História e Administração Pública.

Referências

AZANHA, José M. Pires. Proposta Pedagógica e Autonomia da Escola. A escola de cara nova. Planeamento. São Paulo. Páginas 18-24, (2000).
DOMINGOS, Alberto Bive. Administração do sistema educativo e a organização das escolas em Moçambique no período Pós-independência (1975- 1999): descentralização ou Recentralizacāo? Universidade de Minho. Instituto de Educação, (2010).
GUALBERTO, Lucas & RODRIGUES, M. André. Autonomia Curricular como factor associado ao desempenho da ciência no PISA. Ciência & Educação, Bauru, V. 27. USP, (2021).
HAYDT, C. Curso de Didáctica Geral. 1ª Edição. São Paulo Brasil. Ática, (2011) .
LANGA, P. Alguns Desafios do Ensino Superior em Moçambique: do conhecimento Experimental a necessidade de produção de Conhecimento Cientifico. Pp365- 392, (2014).
MASETTO, M. Competências Pedagógicas do Professor Universitário. Edição. São Paulo – Brasil: Summus, (2003).
MOÇAMBIQUE. Lei no 27/2009, de 29 de Setembro Lei do Ensino Superior em Moçambique, (2009).
MOSCA, J; MATOS, N. Desafios do Ensino Superior para Moçambique. Pp. 297- 318. Disponível em www.Iese.ac.mz- desafios de Instituto de Estudos Sociais e Económica acesso no dia 12.05.2023, (2010).
PILETTI, C. Didática Geral. 23ª Edição. São – Paulo. Ática, (2004) .
PREMUGY, Cassamo. Colectânea de Legislação do Ensino Superior. Maputo, Edição Revista, (2012).
TERENCIANO, F; NATHA, M. Ensino Superior em Moçambique: Evolução e Indicadores da avaliação da Qualidade. REID, vol.1| no 7| pp. 80- 94. Disponível em http://reid.ucm.ac.mz/ acesso no dia 10.05.2023, (2016).
ROSÁRIO. Universidades Moçambicanas e o Futuro de Moçambíque. Revista Ensino Superior, 10. Recuperado de https ̸ ̸ www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br̸ .artigos ̸ universidades-moçambicanas-e-o-futuro-de-Moçambíque.23.09.2023, (2013).
www.scielo.br.Autonomia e educação. Acesso no dia 12.05. 2023.
https://educacaointegral.org,brautonomiapedagógica. Acesso no dia 31.05. 2023
Publicado
2024-03-06
Como Citar
Amurane, C. G. A. (2024). Autonomia pedagógica e curriculares nas Instituições do Ensino Superior públicas e privadas em Moçambique. Revista Espaço Acadêmico, 23(243), 63-72. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/71296
Seção
Dossiê: Educação em Moçambique-Angola. Orgs.: Alberto Domingos / Felipe Figueira