O Programa Bolsa Família: lições da experiência alemã

  • Clóvis Roberto Zimmermann UFRB
  • Marina da Cruz Silva UFRB
Palavras-chave: Bolsa Família, Políticas Sociais, Lições da Alemanha

Resumo

Esse artigo tece uma comparação do Bolsa Família com a experiência internacional, argumentando que os programas de transferência de renda brasileiros jamais podem ser visto como “barbaridade”, e de forma alguma “assombram o Brasil”, assim como também não contribuem para manter e tornar operativa a “pobreza brasileira”. Conforme demonstramos no artigo, programas de transferência de renda similares ao Bolsa Família, porém mais justos e generosos, existem em muitos países da Europa, não sendo encarados como “barbaridade”. Além disso, não existe a intenção política de se extinguir tais programas, pois contribuem para reduzir a fome e diminuir consideravelmente os níveis de pobreza de um país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Roberto Zimmermann, UFRB
Marina da Cruz Silva, UFRB

Doutoranda em Psico-gerontologia pela Universidade de Erlangen-Nürnberg na Alemanha, assistente social e professora do curso de serviço social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Publicado
2009-06-17
Como Citar
Zimmermann, C. R., & Silva, M. da C. (2009). O Programa Bolsa Família: lições da experiência alemã. Revista Espaço Acadêmico, 9(98), 55-60. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7329