<b>A didática como mediação entre a formação pedagógica e a formação específica: uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12346
Palavras-chave:
Didática, Mediação, Licenciatura, Reforma educativa
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões resultantes de pesquisas sobre a reformulação das licenciaturas, a partir das recentes reformas educativas que atingem esta instância de ensino. Dentre as dimensões desveladas pelas pesquisas destacamos, nesse texto, a Didática como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos da área específica e os conhecimentos da área pedagógica, tendo como referências as práticas sociais do mundo da vida e do trabalho. Neste retorno da Didática aos currículos, nos inquietamos e nos interrogamos, pois ao mesmo tempo, em que medeia a formação específica e a formação pedagógica, percebemos o risco de se reduzir à instância técnica. De qualquer forma está posta a discussão: a crença de que a Didática não perde sua dimensão totalizante do ato educativo. Apresentamos como contribuição, neste momento, a sugestão de estudos de José Vieira de Almeida sobre questões que envolvem a mediação e a ontologia social, em confronto com a empiria.Downloads
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Publicado
2011-01-26
Como Citar
Fernandes, C. M. B., & Silveira, D. N. (2011). <b>A didática como mediação entre a formação pedagógica e a formação específica: uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12346. Imagens Da Educação , 1(1), 21-28. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12346
Edição
Seção
Ensino e Aprendizagem
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).