<b>A didática como mediação entre a formação pedagógica e a formação específica: uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12346

  • Cleoni Maria Barboza Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Denise Nascimento Silveira Instituto Federal Sul-rio-grandense de Pelotas

Résumé

Este artigo apresenta algumas reflexões resultantes de pesquisas sobre a reformulação das licenciaturas, a partir das recentes reformas educativas que atingem esta instância de ensino. Dentre as dimensões desveladas pelas pesquisas destacamos, nesse texto, a Didática como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos da área específica e os conhecimentos da área pedagógica, tendo como referências as práticas sociais do mundo da vida e do trabalho. Neste retorno da Didática aos currículos, nos inquietamos e nos interrogamos, pois ao mesmo tempo, em que medeia a formação específica e a formação pedagógica, percebemos o risco de se reduzir à instância técnica. De qualquer forma está posta a discussão: a crença de que a Didática não perde sua dimensão totalizante do ato educativo. Apresentamos como contribuição, neste momento, a sugestão de estudos de José Vieira de Almeida sobre questões que envolvem a mediação e a ontologia social, em confronto com a empiria.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Cleoni Maria Barboza Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Pedagogia pela UCPel (1973) e doutorado em Educação pela UFRGS (1999). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Educação da PUCRS. Exerce atividades de docência e pesquisa junto ao PPGEdu /PUCRS. Coordena a Linha dePesquisa II FORMAÇÃO, POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO. Integra o Colegiado do Curso de Pós-Graduação como representante da LPII. Professora associada em pesquisas interinstitucionais, atualmente coordena o grupo interinstitucional da pesquisa: A constituição do campo de saberes do professor em formação: o desafio da articulação teoria-prática e as tensões do campo da formação e do campo profissional". É líder do grupo interinstitucional de pesquisa Gupo de pesquisa CNPq "Formação de Professores, licenciaturas e práticas pedagógicas" - PUCRS/UNISINOS/UFPEL/UNIPLAC/UFSM. Integra a equipe do Projeto /PRONEX/FAPERGS/CNPq/PUC/UFSM/UNISINOS/UFRGS e o Projeto Observatório da Educação CAPES/PUC/UFRGS/UFSM/UNISINOS coordenados pela Profª. Dr. Marília Costa Morosini da PUCRS. É integrante do Centro de Estudos de Educação Superior -CEES da Faculdade de Educação da PUCRS. Integrou o Colegiado do GT 4 de Didática da ANPED 2007-2009. Foi membro do Comitê de Educação da Latin American Studies Association (LASA) 2007-2009. Integra a Red sobre professorado principiante de la Universidad de Sevilha, Espanha. É professora colaboradora da Asociación Argentina de Profesores de Portugués do Instituto de Ensenanza Superior em Lenguas Vivas Juan Ramón Fernández na discussão da Formação de Professores - site http://portugueslv.webnode.com/colaboradores. Coordena na PUCRS o projeto de pesquisa sobre Desenvolvimento de Aprendizagens Complexas no Projeto INNOVA CESAL do Progama ALFA III entre Universidades Latino-americanas e a União Européia. Coordenadora do PROJETO Observatório de Educação CAPES/INEP "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA"L A área de pesquisa envolve as temáticas de formação inicial e continuada de professores, ensino superior, profissionalização docente e pedagogia universitária. Fez estágio pós-doutoral em Planejamento e Avaliação Educacional com Bolsa CAPES na Universidade do Porto - Portugal sob a orientação da Profª. Dr. Carlinda Leite.
Publiée
2011-01-26
Comment citer
Fernandes, C. M. B., & Silveira, D. N. (2011). <b>A didática como mediação entre a formação pedagógica e a formação específica: uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12346. Imagens Da Educação , 1(1), 21-28. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12346
Rubrique
Ensino e Aprendizagem