<b>Qual o sentido da educação? Leituras clássicas na construção do pensamento sociológico: Karl Marx, Max Weber, Florestan Fernandes e Simon Schwartzman</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13017
Resumo
O presente artigo procura discutir o conceito de educação na compreensão de dois autores da sociologia clássica alemã – Karl Marx e Max Weber – e suas conexões com o debate sobre educação no Brasil do século XX, através das influências destes no pensamento de Florestan Fernandes e Simon Schwartzman. Entendendo que o debate atual em torno da educação se registra com algum descaso por conceituações e projetos definidos, este trabalho busca retomar conceituações clássicas no intuito de provocar o debate geral acerca do programa educacional brasileiro ainda enquanto ideia intelectual e socialmente produzida.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).