<b>Qual o sentido da educação? Leituras clássicas na construção do pensamento sociológico: Karl Marx, Max Weber, Florestan Fernandes e Simon Schwartzman</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13017

  • Radamés Rogério Universidade Federal do Ceará
  • Mário Benevides Universidade Federal do Ceará

Résumé

O presente artigo procura discutir o conceito de educação na compreensão de dois autores da sociologia clássica alemã – Karl Marx e Max Weber – e suas conexões com o debate sobre educação no Brasil do século XX, através das influências destes no pensamento de Florestan Fernandes e Simon Schwartzman. Entendendo que o debate atual em torno da educação se registra com algum descaso por conceituações e projetos definidos, este trabalho busca retomar conceituações clássicas no intuito de provocar o debate geral acerca do programa educacional brasileiro ainda enquanto ideia intelectual e socialmente produzida.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Radamés Rogério, Universidade Federal do Ceará
Bacharel em ciências sociais pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em sociolgia pela Universidade Federal do Ceará, doutorando em sociologia pela mesma universidade. Bolsista do CNPq. Docente da Faculdade Metropolitana de Fortaleza nas disciplinas de Ética e Filosofia, Sociologia das organizações.
Mário Benevides, Universidade Federal do Ceará
Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Ceará, mestre em sociolgia pela mesma universidade, doutorando em sociologia pela mesma universidade. Bolsista do CNPq. Docente da mesma universidade com professor-substituto.
Publiée
2011-10-04
Comment citer
Rogério, R., & Benevides, M. (2011). <b>Qual o sentido da educação? Leituras clássicas na construção do pensamento sociológico: Karl Marx, Max Weber, Florestan Fernandes e Simon Schwartzman</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13017. Imagens Da Educação , 1(3), 11-20. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i3.13017
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação