<b>Emoção, atividade e criatividade – possíveis aproximações</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i1.14549

  • Rafael Egidio Leal e Silva UEM
  • Renata da Silva
  • Silvana Calvo Tuleski UEM/DPI/PPI
Palavras-chave: Teoria da atividade. Realidade. Arte

Resumo

Este texto pretende apresentar uma reflexão sobre a atividade humana, com base na teoria de Leontiev (1983), como processo essencial para a apreensão da realidade objetiva e, consequentemente, seu papel fundamental na determinação das funções psíquicas superiores como a linguagem, o pensamento, a consciência, a emoção, entre outros. Dessa forma, na relação entre as funções superiores e seu – necessário – contato constante com a realidade, o acesso às expressões artísticas constitui-se como fator importante para o desenvolvimento da criatividade. No caso deste artigo a Música Popular Brasileira é apresentada como um meio de expressão da realidade social e como um instrumento mediador dos processos educacionais.

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Biografia do Autor

Rafael Egidio Leal e Silva, UEM
Graduado em Direito; Graduando em Ciências Sociais; pós-graduado latu sensu em Teoria Histórico-Cultural. Currículo Lattes
Renata da Silva
Psicóloga, Mestre em Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da Universidade Estadual de Maringá.
Silvana Calvo Tuleski, UEM/DPI/PPI
Psicóloga, Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2012-02-06
Como Citar
Leal e Silva, R. E., Silva, R. da, & Tuleski, S. C. (2012). <b>Emoção, atividade e criatividade – possíveis aproximações</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i1.14549. Imagens Da Educação , 2(1), 61-68. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i1.14549
Seção
Ensino e Aprendizagem