<b>As relações entre escola e cultura sob o olhar da sociologia da educação: uma abordagem sistêmica</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18274

  • Marcos Pereira dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).
  • Célia Beatriz de Castro Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Palavras-chave: Palavras-chave, Escola. Cultura. Sociologia da Educação. Ciências Sociais Aplicadas.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas análises crítico-reflexivas acerca das relações existentes entre escola e cultura à luz da Sociologia da Educação. Para tanto, inicialmente são apresentadas breves notas históricas sobre o campo de estudo e pesquisa científica denominado Sociologia das Instituições Educacionais Escolares. Em seguida, busca-se discorrer sobre a escola, compreendendo-a como uma instituição de caráter multifuncional. Por fim, trazemos à discussão o conceito polissêmico que gravita em torno da palavra “cultura” e, nesse contexto, as principais dimensões culturais da instituição educacional escolar na sociedade contemporânea: cultura na escola, cultura da escola e cultura escolar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).
Doutorando em Educação, linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.
Publicado
2012-10-16
Como Citar
Santos, M. P. dos, & Castro, C. B. de. (2012). <b>As relações entre escola e cultura sob o olhar da sociologia da educação: uma abordagem sistêmica</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18274. Imagens Da Educação , 2(3), 69-78. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i3.18274
Seção
Ensino e Aprendizagem