<b>As relações entre escola e cultura sob o olhar da sociologia da educação: uma abordagem sistêmica</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18274
Abstract
Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas análises crítico-reflexivas acerca das relações existentes entre escola e cultura à luz da Sociologia da Educação. Para tanto, inicialmente são apresentadas breves notas históricas sobre o campo de estudo e pesquisa científica denominado Sociologia das Instituições Educacionais Escolares. Em seguida, busca-se discorrer sobre a escola, compreendendo-a como uma instituição de caráter multifuncional. Por fim, trazemos à discussão o conceito polissêmico que gravita em torno da palavra “cultura” e, nesse contexto, as principais dimensões culturais da instituição educacional escolar na sociedade contemporânea: cultura na escola, cultura da escola e cultura escolar.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).