<b>Imprensa periódica e a centralidade da educação no início do século XX</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19439
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a relação entre imprensa pedagógica e educação no início do século XX. Para tanto, será dada ênfase ao papel central destacado à educação tendo como base os excertos da revista “A Escola”, do Grêmio de Professores Públicos do Estado do Paraná, no qual é possível inferir a disseminação do liberalismo na educação e como o mesmo efetivamente estava presente no projeto para o magistério, via impresso pedagógico. Será abordado, primeiramente sobre o papel desempenhado pela imprensa pedagógica, em seguida será discutido sobre a centralidade da educação após a proclamação da República.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).