<b>Imprensa periódica e a centralidade da educação no início do século XX</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19439
Abstract
O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a relação entre imprensa pedagógica e educação no início do século XX. Para tanto, será dada ênfase ao papel central destacado à educação tendo como base os excertos da revista “A Escola”, do Grêmio de Professores Públicos do Estado do Paraná, no qual é possível inferir a disseminação do liberalismo na educação e como o mesmo efetivamente estava presente no projeto para o magistério, via impresso pedagógico. Será abordado, primeiramente sobre o papel desempenhado pela imprensa pedagógica, em seguida será discutido sobre a centralidade da educação após a proclamação da República.
Downloads
Metrics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).