<b>Imprensa periódica e a centralidade da educação no início do século XX</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19439

  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG
  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Abstract

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a relação entre imprensa pedagógica e educação no início do século XX. Para tanto, será dada ênfase ao papel central destacado à educação tendo como base os excertos da revista “A Escola”, do Grêmio de Professores Públicos do Estado do Paraná, no qual é possível inferir a disseminação do liberalismo na educação e como o mesmo efetivamente estava presente no projeto para o magistério, via impresso pedagógico. Será abordado, primeiramente sobre o papel desempenhado pela imprensa pedagógica, em seguida será discutido sobre a centralidade da educação após a proclamação da República.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Doutoranda em História da Educação (UEPG), membro do grupo de Pesquisa HISTEDBR–Campos Gerais. aecmari@gmail.com.

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR – UEPG, Coordenadora do Grupo de pesquisa História e Sociedade nos Campos Gerais-PR (HISTEDBR -UEPG)

Published
2013-03-14
How to Cite
Zanlorenzi, C. M. P., & Nascimento, M. I. M. (2013). <b>Imprensa periódica e a centralidade da educação no início do século XX</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19439. Imagens Da Educação , 3(1), 11-18. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i1.19439
Section
Historical and Philosophical Studies