Acerca da alfabetização científica: representações e discursos no cotidiano de uma escola - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.20992
Resumo
Neste artigo, apresentamos alguns resultados parciais da pesquisa “As representações de uma comunidade escolar sobre Alfabetização Científica e Letramento”, realizada por um grupo de pesquisadores do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA. Através de questionários e grupo focal com quatro professoras durante o período de junho a novembro de 2012, investigou-se como o conceito de alfabetização científica tem perpassado o cotidiano de uma escola. Utilizando os aportes teóricos de Michel Foucault, buscamos compreender que representações se têm sobre alfabetização científica, que discursos circulam em torno desse tema e como essas representações produzem práticas discursivas e não-discursivas no interior da escola.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).