Acerca da alfabetização científica: representações e discursos no cotidiano de uma escola - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.20992

  • Angelica Aier Munhoz Centro Universitário Univates
  • Morgana Domenica Hattge Centro Universitario Univates
  • Alissara Zanotelli Centro Universitário Univates
Palavras-chave: alfabetização científica, representações, discursos.

Resumo

Neste artigo, apresentamos alguns resultados parciais da pesquisa “As representações de uma comunidade escolar sobre Alfabetização Científica e Letramento”, realizada por um grupo de pesquisadores do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA. Através de questionários e grupo focal com quatro professoras durante o período de junho a novembro de 2012, investigou-se como o conceito de alfabetização científica tem perpassado o cotidiano de uma escola. Utilizando os aportes teóricos de Michel Foucault, buscamos compreender que representações se têm sobre alfabetização científica, que discursos circulam em torno desse tema e como essas representações produzem práticas discursivas e não-discursivas no interior da escola.

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Biografia do Autor

Angelica Aier Munhoz, Centro Universitário Univates
Graduação em Pedagogia pela PUCRS; especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNISC; mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009 - Capes 6), com bolsa sanduiche Capes na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique. É professora titular do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas e do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino - Centro Universitário UNIVATES. Atualmente também é Coordenadora do Curso de Pedagogia dessa instituição. Atua na área de educação com ênfase em estudos do currículo, pedagogias e diferenças, pensamento e aprendizagem, Filosofia da diferença. Os temas mais frequentes na produção científica são: currículo, diferenças, aprendizagem, corpo-pensamento, dança
Morgana Domenica Hattge, Centro Universitario Univates
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (2002), especialização em Gestão Educacional - administração, orientação e supervisão pela Faculdades de Taquara FACCAT (2004), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (2007) e doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Atua como professora dos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas no Centro Universitário Univates. Tem interesse de pesquisa, especialmente nos seguintes temas: gestão educacional, programas de gestão, política educacional, educação especial, inclusão e formação de professores. Possui experiência docente em escolas regulares em todos os níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq)
Alissara Zanotelli, Centro Universitário Univates
Professora de Educação infantil na Prefeitura Municipal de Lajeado. Atua como Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Univates.
Publicado
2013-10-29
Como Citar
Munhoz, A. A., Hattge, M. D., & Zanotelli, A. (2013). Acerca da alfabetização científica: representações e discursos no cotidiano de uma escola - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.20992. Imagens Da Educação , 3(3), 01-09. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.20992
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação