Configurações de políticas de escola e de distribuição de conhecimentos em documentos curriculares locais - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21610

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aline Rabelo Marques Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: escola, currículo, políticas educacionais.

Resumo

Este trabalho apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida ao abrigo do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar, que teve por finalidade buscar o desenho de escola e de distribuição de conhecimentos esboçado em um conjunto de 3 documentos curriculares locais, publicado por uma rede de ensino, no período de 2000 a 2008. O desenho metodológico deste estudo orientou-se pelas técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e dos estudos comparados. Os documentos são tomados como expressão de uma série de questionamentos orientadores, a saber: terá a escola, no contexto desses documentos, conseguido superar sua identidade de “local de ensino de conteúdos” e, se transformado em espaço para uma consideração ampla e humanamente abrangente onde caiba o indivíduo para além do aluno? Portanto, se constituem em fontes para o encontro de respostas a esse conjunto de indagações, uma vez que são portadores de dois tipos de discurso, os discursos escolocêntricos e curriculocêntricos, que devem a sua legitimidade à aceitação de pressupostos políticos fundado na renovação da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutorado em Educação, em 2003, no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto (Portugal), no Centro de Intervenção e Investigação Educativa (CIIE), com bolsa PDEE - Capes. Atualmente é professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o currículo (políticas, documentos e práticas), a Escola e a cultura escolar.
Aline Rabelo Marques, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista de PIBIC-CNPq nos anos de 2010-2011 e, atualmente (2012-2013) desenvolvendo o sub-projeto POLÍTICAS DE ESCOLA EM CAMPO GRANDE (MS): documentos curriculares da rede municipal de ensino como tradução (2000 a 2008), vinculada a pesquisa OBSERVATÓRIO DE CULTURA ESCOLAR (6): políticas de escola e de distribuição de conhecimentos em documentos curriculares locais (1998-2008). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de Cultura Escolar, na Linha de Pesquisa Escola, Currículo e Cultura Escolar.
Publicado
2013-10-29
Como Citar
Silva, F. de C. T., & Marques, A. R. (2013). Configurações de políticas de escola e de distribuição de conhecimentos em documentos curriculares locais - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21610. Imagens Da Educação , 3(3), 62-71. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21610
Seção
Políticas Públicas