Configurações de políticas de escola e de distribuição de conhecimentos em documentos curriculares locais - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21610
Resumo
Este trabalho apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida ao abrigo do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar, que teve por finalidade buscar o desenho de escola e de distribuição de conhecimentos esboçado em um conjunto de 3 documentos curriculares locais, publicado por uma rede de ensino, no período de 2000 a 2008. O desenho metodológico deste estudo orientou-se pelas técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e dos estudos comparados. Os documentos são tomados como expressão de uma série de questionamentos orientadores, a saber: terá a escola, no contexto desses documentos, conseguido superar sua identidade de “local de ensino de conteúdos” e, se transformado em espaço para uma consideração ampla e humanamente abrangente onde caiba o indivíduo para além do aluno? Portanto, se constituem em fontes para o encontro de respostas a esse conjunto de indagações, uma vez que são portadores de dois tipos de discurso, os discursos escolocêntricos e curriculocêntricos, que devem a sua legitimidade à aceitação de pressupostos políticos fundado na renovação da escola.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).
   
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                 
							
			
		
			
			
				






1.png)
