Configurações de políticas de escola e de distribuição de conhecimentos em documentos curriculares locais - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21610

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aline Rabelo Marques Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumen

Este trabalho apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida ao abrigo do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar, que teve por finalidade buscar o desenho de escola e de distribuição de conhecimentos esboçado em um conjunto de 3 documentos curriculares locais, publicado por uma rede de ensino, no período de 2000 a 2008. O desenho metodológico deste estudo orientou-se pelas técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e dos estudos comparados. Os documentos são tomados como expressão de uma série de questionamentos orientadores, a saber: terá a escola, no contexto desses documentos, conseguido superar sua identidade de “local de ensino de conteúdos” e, se transformado em espaço para uma consideração ampla e humanamente abrangente onde caiba o indivíduo para além do aluno? Portanto, se constituem em fontes para o encontro de respostas a esse conjunto de indagações, uma vez que são portadores de dois tipos de discurso, os discursos escolocêntricos e curriculocêntricos, que devem a sua legitimidade à aceitação de pressupostos políticos fundado na renovação da escola.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutorado em Educação, em 2003, no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto (Portugal), no Centro de Intervenção e Investigação Educativa (CIIE), com bolsa PDEE - Capes. Atualmente é professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o currículo (políticas, documentos e práticas), a Escola e a cultura escolar.
Aline Rabelo Marques, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista de PIBIC-CNPq nos anos de 2010-2011 e, atualmente (2012-2013) desenvolvendo o sub-projeto POLÍTICAS DE ESCOLA EM CAMPO GRANDE (MS): documentos curriculares da rede municipal de ensino como tradução (2000 a 2008), vinculada a pesquisa OBSERVATÓRIO DE CULTURA ESCOLAR (6): políticas de escola e de distribuição de conhecimentos em documentos curriculares locais (1998-2008). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de Cultura Escolar, na Linha de Pesquisa Escola, Currículo e Cultura Escolar.
Publicado
2013-10-29
Cómo citar
Silva, F. de C. T., & Marques, A. R. (2013). Configurações de políticas de escola e de distribuição de conhecimentos em documentos curriculares locais - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21610. Imagens Da Educação , 3(3), 62-71. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21610
Sección
Políticas Públicas