O soroban na formação inicial do professor de Matemática

  • Lucia Virginia Mamcasz Viginheski Faculdade Guairacá Escola Professora Julita - APADEVI
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Elsa Midori Shimazaki Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: formação docente, ensino de matemática, educação inclusiva, soroban.

Resumo

A formação inicial de professores de Matemática para uma educação inclusiva se faz necessária considerando o número de alunos com necessidades educacionais especiais, que frequentam as escolas de ensino regular. O soroban, um instrumento de cálculo, pode ser utilizado nas aulas de Matemática como um material para a apropriação de conceitos matemáticos pelas pessoas cegas e pelas pessoas videntes. Dessa forma, o presente artigo apresenta a forma do uso desse instrumento e a oferta aos acadêmicos do segundo semestre do Curso de Matemática, na disciplina de Práticas Pedagógicas II, de uma instituição privada de Ensino Superior no interior do Paraná, conhecimentos sobre a operacionalização desse instrumento, bem como as possibilidades de ser utilizado na inclusão de alunos cegos e videntes nas aulas de Matemática. Os resultados apontam que oportunizar aos futuros professores conhecimentos sobre a utilização do soroban pode contribuir para a efetivação da inclusão de alunos cegos, assim como um ensino de qualidade para todos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, Faculdade Guairacá Escola Professora Julita - APADEVI
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Atualmente é docente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR e docente da Faculdade de Guairacá. Tem experiência na área de Educação, Ensino Superior e Educação Básica, com ênfase em Educação Matemática e Educação Especial, Deficiência Visual. Mestranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa.
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciência dos Materiais (Instituto de Física, Instituto de Quimica e Escola de Engenharia Metalurgica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná atuando na graduação e na Coordenação dos programas: Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Teconologia-PPGECT e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Modelagem matemática. Ainda tem atuado na OBMEP (Olimpíada Brasileira de matemática das escolas Publicas) como orientador dos alunos bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior, desde junho de 2006. Membro do grupo de pesquisa M2Real (grupo de pesquisa sobre o papel e o lugar da matemática nas ciências de engenharia, a modelização e as ciências humanas e sociais, grupo baseado numa colaboração entre o INSA de Lyon (França) e outros estabelecimentos franceses,e instituições mexicanas, brasileiras e argentinas). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento. (Texto informado pelo autor)
Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Mamcasz Viginheski, L. V., da Silva, S. de C. R., & Shimazaki, E. M. (2014). O soroban na formação inicial do professor de Matemática. Imagens Da Educação , 4(1), 19-26. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.21988
Seção
Ensino e Aprendizagem