Soroban in initial Math teacher training

  • Lucia Virginia Mamcasz Viginheski Faculdade Guairacá Escola Professora Julita - APADEVI
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Elsa Midori Shimazaki Universidade Estadual de Maringá
Keywords: teacher training, the teaching of mathematics, inclusion, soroban

Abstract

The initial formation of Mathematics teachers towards an inclusive education is necessary, considering the number of students in this situation who attend regular schools. Soroban, an instrument of calculation, can be used in Math classes as a tool for appropriation
of mathematical concepts by visually challenged and normal sighted people. Thus, the article presents a reflection about the developed project, in conjunction with academic students of the second semester of Mathematics Course, in the discipline of Pedagogical Pratices II of a higher education private institution in the countryside of Paraná. Regarding the use of this pedagogical tool, this article studies the viability of its use with visually impaired and normal sighted students.
The results indicate that by empowering future teachers with knowledge about the use of Soroban may effectively contribute to the inclusion of the visually challenged students and also provide an education of quality to all. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, Faculdade Guairacá Escola Professora Julita - APADEVI
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Atualmente é docente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR e docente da Faculdade de Guairacá. Tem experiência na área de Educação, Ensino Superior e Educação Básica, com ênfase em Educação Matemática e Educação Especial, Deficiência Visual. Mestranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa.
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciência dos Materiais (Instituto de Física, Instituto de Quimica e Escola de Engenharia Metalurgica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná atuando na graduação e na Coordenação dos programas: Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Teconologia-PPGECT e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Modelagem matemática. Ainda tem atuado na OBMEP (Olimpíada Brasileira de matemática das escolas Publicas) como orientador dos alunos bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior, desde junho de 2006. Membro do grupo de pesquisa M2Real (grupo de pesquisa sobre o papel e o lugar da matemática nas ciências de engenharia, a modelização e as ciências humanas e sociais, grupo baseado numa colaboração entre o INSA de Lyon (França) e outros estabelecimentos franceses,e instituições mexicanas, brasileiras e argentinas). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento. (Texto informado pelo autor)
Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita.
Published
2014-02-11
How to Cite
Mamcasz Viginheski, L. V., da Silva, S. de C. R., & Shimazaki, E. M. (2014). Soroban in initial Math teacher training. Imagens Da Educação , 4(1), 19-26. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.21988
Section
Teaching and Learning