A Escola Oficina do Parque Dom Pedro em São Paulo: uma escola para menores

  • Karen Danielle Magri Ferreira Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Escola Oficina do Parque Dom Pedro, medidas socioeducativas, educação de jovens, teoria crítica da sociedade.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a Escola Oficina do Parque D. Pedro. A teoria crítica da sociedade orientou as interpretações para compreender a importância e as contradições da educação na sociedade capitalista contemporânea, que “criam” e mantém os menores em suas condições, e os principais conceitos referentes a esse tema. Para compreender como a educação de menores, levantou-se um conjunto de 10 leis que versam sobre os menores no período de 1927 e 2012 e trabalhos com o tema da educação escolar de menores que cumpriam medida socioeducativa de internação. A partir desse material, desenvolveu-se um quadro a posteriori para analisar o tema. Observa-se que a tendência das leis, corroborada nas pesquisas, é garantir aos menores medidas de Assistência Social ou apresentam caráter punitivo. A Escola Oficina surge com a proposta educativa para a “questão do menor”. Tratava-se de uma escola pública, fundada em 1985, para menores que viviam no centro de São Paulo. A Escola foi pensada e adaptada para o alunado que receberia, apresentando resultados favoráveis para que os menores saíssem de sua condição de menoridade. Algumas atitudes governamentais desarticularam a equipe e transferiu a Escola Oficina para a FEBEM, marcando o fim do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Danielle Magri Ferreira, Universidade de São Paulo

Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), pós-graduada (Lato Sensu) em Sócio Psicologia pela Escola de Sociologia e Política (2011) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (2013). É psicóloga clínica, com experiência em pesquisas científicas com grupos da USP e UNIFESP. Atualmente é pesquisadora autônoma do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP/USP) e psicóloga clínica. Pesquisou especialmente temas referentes à violência sexual infanto-juvenil, educação inclusiva e, atualmente, bullying sexual homofóbico.

Publicado
2014-02-11
Como Citar
Ferreira, K. D. M. (2014). A Escola Oficina do Parque Dom Pedro em São Paulo: uma escola para menores. Imagens Da Educação , 4(1), 52-63. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22531
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação