A Escola Oficina do Parque Dom Pedro em São Paulo: uma escola para menores

  • Karen Danielle Magri Ferreira Universidade de São Paulo

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a Escola Oficina do Parque D. Pedro. A teoria crítica da sociedade orientou as interpretações para compreender a importância e as contradições da educação na sociedade capitalista contemporânea, que “criam” e mantém os menores em suas condições, e os principais conceitos referentes a esse tema. Para compreender como a educação de menores, levantou-se um conjunto de 10 leis que versam sobre os menores no período de 1927 e 2012 e trabalhos com o tema da educação escolar de menores que cumpriam medida socioeducativa de internação. A partir desse material, desenvolveu-se um quadro a posteriori para analisar o tema. Observa-se que a tendência das leis, corroborada nas pesquisas, é garantir aos menores medidas de Assistência Social ou apresentam caráter punitivo. A Escola Oficina surge com a proposta educativa para a “questão do menor”. Tratava-se de uma escola pública, fundada em 1985, para menores que viviam no centro de São Paulo. A Escola foi pensada e adaptada para o alunado que receberia, apresentando resultados favoráveis para que os menores saíssem de sua condição de menoridade. Algumas atitudes governamentais desarticularam a equipe e transferiu a Escola Oficina para a FEBEM, marcando o fim do projeto.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Karen Danielle Magri Ferreira, Universidade de São Paulo

Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), pós-graduada (Lato Sensu) em Sócio Psicologia pela Escola de Sociologia e Política (2011) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (2013). É psicóloga clínica, com experiência em pesquisas científicas com grupos da USP e UNIFESP. Atualmente é pesquisadora autônoma do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP/USP) e psicóloga clínica. Pesquisou especialmente temas referentes à violência sexual infanto-juvenil, educação inclusiva e, atualmente, bullying sexual homofóbico.

Publiée
2014-02-11
Comment citer
Ferreira, K. D. M. (2014). A Escola Oficina do Parque Dom Pedro em São Paulo: uma escola para menores. Imagens Da Educação , 4(1), 52-63. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22531
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação