Novos estudos de letramento: conceitos, implicações metodológicas e silenciamentos

  • Marcela Langa Lacerda Bragança Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Antônio Rocha Baltar
Palavras-chave: novos estudos do letramento, projetos de letramento, formas linguísticas

Resumo

No Brasil, na Linguística Aplicada, temos a recorrência cada vez mais acentuada de
investigações teóricas e trabalhos voltados ao campo de estudos intitulado Novos Estudos do
Letramento. Neste sentido, o objetivo deste artigo é (1) revisitar algumas noções desse campo
de conhecimento; (2) mapear as implicações pedagógicas dele emergentes; e (3) refletir sobre a
seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto essas novas propostas de ensino de leitura e de
escrita produzem efeitos significativos, em relação à implementação de políticas condizentes
com o arcabouço teórico acionado pelos Novos Estudos do Letramento? Giroux (2011),
Barton (1994), Kleiman (1995), Barton e Hamilton (1998), Street (2000) e Kalantzis e Cope
(2006) orientam a revisão teórica desse artigo. Para o mapeamento das propostas metodológicas
sugeridas na literatura, investigamos a obra Letramentos, de Vóvio, Sito e De Grande (2010) e,
situados no bojo das reflexões aqui propostas, utilizaremos os estudos de Lillis (2003), Makoni e
Meinhof (2006), Walsh (2009) e Zavala (2010). O resultado de nossa investigação indica que as
mudanças educacionais precisariam ser bem mais categóricas do que as sugeridas na literatura
para promover, de fato, outras cenas de letramento que não apenas as hegemônicas.

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Biografia do Autor

Marcela Langa Lacerda Bragança, Universidade Federal de Santa Catarina
É doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Estudos Linguísticos (2008), especialização em Linguagem e seu funcionamento (2006) e graduação em Letras/Português (2004), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), lecionando as disciplinas de Leitura e Produção Textual I e II para os Cursos de Engenharia de Aquicultura e Interdisciplinar em Educação do Campo. Também é Pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa da UFFS: (1) Descrição e Análise Linguística; (2) Estudos Sociolinguísticos.
Publicado
2016-04-06
Como Citar
Bragança, M. L. L., & Baltar, M. A. R. (2016). Novos estudos de letramento: conceitos, implicações metodológicas e silenciamentos. Imagens Da Educação , 6(1), 3 - 12. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.25321
Seção
Ensino e Aprendizagem