Novos estudos de letramento: conceitos, implicações metodológicas e silenciamentos
Abstract
No Brasil, na Linguística Aplicada, temos a recorrência cada vez mais acentuada de
investigações teóricas e trabalhos voltados ao campo de estudos intitulado Novos Estudos do
Letramento. Neste sentido, o objetivo deste artigo é (1) revisitar algumas noções desse campo
de conhecimento; (2) mapear as implicações pedagógicas dele emergentes; e (3) refletir sobre a
seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto essas novas propostas de ensino de leitura e de
escrita produzem efeitos significativos, em relação à implementação de políticas condizentes
com o arcabouço teórico acionado pelos Novos Estudos do Letramento? Giroux (2011),
Barton (1994), Kleiman (1995), Barton e Hamilton (1998), Street (2000) e Kalantzis e Cope
(2006) orientam a revisão teórica desse artigo. Para o mapeamento das propostas metodológicas
sugeridas na literatura, investigamos a obra Letramentos, de Vóvio, Sito e De Grande (2010) e,
situados no bojo das reflexões aqui propostas, utilizaremos os estudos de Lillis (2003), Makoni e
Meinhof (2006), Walsh (2009) e Zavala (2010). O resultado de nossa investigação indica que as
mudanças educacionais precisariam ser bem mais categóricas do que as sugeridas na literatura
para promover, de fato, outras cenas de letramento que não apenas as hegemônicas.
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