Novos estudos de letramento: conceitos, implicações metodológicas e silenciamentos
Resumo
No Brasil, na Linguística Aplicada, temos a recorrência cada vez mais acentuada de
investigações teóricas e trabalhos voltados ao campo de estudos intitulado Novos Estudos do
Letramento. Neste sentido, o objetivo deste artigo é (1) revisitar algumas noções desse campo
de conhecimento; (2) mapear as implicações pedagógicas dele emergentes; e (3) refletir sobre a
seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto essas novas propostas de ensino de leitura e de
escrita produzem efeitos significativos, em relação à implementação de políticas condizentes
com o arcabouço teórico acionado pelos Novos Estudos do Letramento? Giroux (2011),
Barton (1994), Kleiman (1995), Barton e Hamilton (1998), Street (2000) e Kalantzis e Cope
(2006) orientam a revisão teórica desse artigo. Para o mapeamento das propostas metodológicas
sugeridas na literatura, investigamos a obra Letramentos, de Vóvio, Sito e De Grande (2010) e,
situados no bojo das reflexões aqui propostas, utilizaremos os estudos de Lillis (2003), Makoni e
Meinhof (2006), Walsh (2009) e Zavala (2010). O resultado de nossa investigação indica que as
mudanças educacionais precisariam ser bem mais categóricas do que as sugeridas na literatura
para promover, de fato, outras cenas de letramento que não apenas as hegemônicas.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).