Utilizando algumas ferramentas da caixa de Michel Foucault na pesquisa em educação

  • Iván Gregorio Silva-Miguel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Governamentalidade, dispositivo, tecnologia, contraconduta

Resumo

Este texto procura descrever e problematizar a experiência de uma aproximação ao pensamento de Michel Foucault, que foi viabilizada pela necessidade de trabalhar com o discurso do enfoque por competências no ensino médio brasileiro, temática da pesquisa de mestrado da qual este artigo é fruto. Nesta escrita faremos uma primeira aproximação a alguns dos conceitos e ideias desse autor e discorreremos sobre como tentamos nos apropriar de tais ferramentas conceituais para desenvolver nosso problema de pesquisa, que se perguntava quais os fatores que fizeram com que o discurso do enfoque por competências fosse colocado num jogo de verdade no campo da educação posicionando-o como verdadeiro. O objetivo deste exercício não é oferecer uma receita sobre como realizar uma primeira abordagem da obra de Michel Foucault, senão apresentar alguns traços do nosso trabalho, que possam, talvez, ser utilizados como ponto de partida para pesquisas que pretendam observar outras problemáticas inspiradas pela perspectiva desse autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iván Gregorio Silva-Miguel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pelo PPGE da UFSM (2014). Licenciado em Educação Física pela Universidad de la República (UDELAR) – Uruguay, 2002. Membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio (FILJEM, UFSM). Pesquisador associado ao Sistema Nacional de Investigadores do Uruguai.

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Licenciada em Filosofia pela UFSM. Professora Associada III da UFSM pelo Departamento de Metodologia do Ensino. Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Ensino Médio).
Publicado
2016-08-02
Como Citar
Silva-Miguel, I. G., & Tomazetti, E. M. (2016). Utilizando algumas ferramentas da caixa de Michel Foucault na pesquisa em educação. Imagens Da Educação , 6(2), 75-83. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.28464
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação