Utilizando algumas ferramentas da caixa de Michel Foucault na pesquisa em educação
Abstract
Este texto procura descrever e problematizar a experiência de uma aproximação ao pensamento de Michel Foucault, que foi viabilizada pela necessidade de trabalhar com o discurso do enfoque por competências no ensino médio brasileiro, temática da pesquisa de mestrado da qual este artigo é fruto. Nesta escrita faremos uma primeira aproximação a alguns dos conceitos e ideias desse autor e discorreremos sobre como tentamos nos apropriar de tais ferramentas conceituais para desenvolver nosso problema de pesquisa, que se perguntava quais os fatores que fizeram com que o discurso do enfoque por competências fosse colocado num jogo de verdade no campo da educação posicionando-o como verdadeiro. O objetivo deste exercício não é oferecer uma receita sobre como realizar uma primeira abordagem da obra de Michel Foucault, senão apresentar alguns traços do nosso trabalho, que possam, talvez, ser utilizados como ponto de partida para pesquisas que pretendam observar outras problemáticas inspiradas pela perspectiva desse autor.
Downloads
Metrics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).