A Ditadura Militar no Brasil e a proibição do ensino de filosofia: entre o tecnicismo e a subversão política

  • Regis Clemente da Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria José Dozza Subtil Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: golpe militar, tecnicismo, subversão política, luta

Resumo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o contexto da proibição do ensino de filosofia no período da Ditadura Militar no Brasil e a luta pelo seu retorno, inserido no conjunto das lutas em defesa da educação e da redemocratização do país. Para isso, utilizamos principalmente as obras de Cartolano (1985), Ridenti (2010), Saviani (1980, 2007) e Moraes e Carminati (2000). A retirada do ensino de filosofia e sua proibição no segundo grau se deu a partir da Lei n. 5.692 (1971), por não atender aos interesses políticos, ideológicos e econômicos e, em seu lugar, de maneira estratégica, foram inseridas as disciplinas de Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Educação Moral e Cívica, com o Decreto-Lei n. 869 (1969). Não se tratava de qualquer filosofia que foi retirada do currículo, mas aquela que constituía ameaça ao poder e à ordem vigente e caracterizava subversão política. A Ditadura Militar impôs a educação tecnicista, voltada aos valores morais e patrióticos, obscurecendo as ações repressoras e autoritárias do Regime Militar. Esse período foi acompanhado de resistência por parte de grupos organizados, movimentos estudantis, trabalhadores do campo e da cidade e de organização de professores nas universidades, no qual o ensino de filosofia se inseria. No final de década de 1970, os debates em torno do ensino de filosofia se fortalecem e, no ano de 1982, é permitido como optativo no então 2º grau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regis Clemente da Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Licenciado em Filosofia, bacharel em Ciências da Religião, pós graduado (lato sensu) em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais, pós graduado (lato sensu) em Ensino Religioso Escolar PUCPR, pós graduado Mestrado (stricto sensu) em Educação UEPG.
Publicado
2016-08-02
Como Citar
Costa, R. C. da, & Subtil, M. J. D. (2016). A Ditadura Militar no Brasil e a proibição do ensino de filosofia: entre o tecnicismo e a subversão política. Imagens Da Educação , 6(2), 29-41. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.28805
Seção
Ensino e Aprendizagem